A ANAJUS – Associação Nacional dos Analistas do Poder Judiciário e do Ministério Público da União – alerta que a Fenajufe vem descumprindo as deliberações aprovadas pela categoria no 11º Congrejufe e nas Plenárias de Belém e de Natal. Após análise detalhada do Relatório do 11º Congrejufe, das atas e relatórios das referidas plenárias e das atas das reuniões do Fórum de Carreiras, a diretoria da ANAJUS verificou que a federação tem atuado em desacordo com as decisões tomadas pela base, encaminhando ao CNJ e ao STF pautas divergentes daquelas eleitas democraticamente pela categoria.
Entre os pontos aprovados nos fóruns da categoria estavam a recuperação das perdas inflacionárias, a instituição da data-base, a construção de um plano de carreiras que contemplasse as demandas de todos os cargos, bem como a alteração do adicional de qualificação para majoração dos percentuais e retirada da proibição de cumulação dos adicionais. No entanto, o que se observa é que a Fenajufe passou a defender propostas que contrariam esses encaminhamentos, como a não recomposição inflacionária integral, o aumento real restrito aos cargos de técnicos e auxiliares, a priorização exclusiva do chamado “modal 100-85”, o abandono da busca pelo ciclo de gestão para os analistas, a defesa de um adicional de qualificação com base única e o apoio a medidas que resultariam na perda de direitos dos aposentados.
A ANAJUS reforça que, conforme estabelece o artigo 30 do Estatuto da Fenajufe, os dirigentes da federação estão sujeitos as penalidades de advertência, suspensão ou destituição quando desrespeitam o estatuto ou as deliberações adotadas pela Diretoria Executiva, pela Plenária Nacional ou pelo Congresso. A associação considera fundamental o respeito às decisões coletivas, sob pena de grave prejuízo à unidade e à luta da categoria.
Os documentos que embasam essas deliberações estão disponíveis para consulta. Veja os documentos aprovados: 11º Congrejufe (clique aqui); Plenária de Belém (clique aqui); Plenária de Natal (clique aqui).
11º CONGREJUFE – Ata de 1º de maio de 2022.
I – PLANO DE CARREIRAS:
1 – Construção de um processo para atualização de um plano de carreiras que contemple as demandas de todos os cargos.

2 – Primeiro defender o que une as carreiras e depois o que divide. Defender todos os cargos.




II – ATRIBUIÇÕES E DESVIO DE FUNÇÃO:


III – REAJUSTE LINEAR E DATA BASE:



IV – TRANSPARÊNCIA:

V – ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO: – Retirada da vedação à cumulação de adicionais


PLENÁRIA DE BELÉM – Ata de 23 de novembro de 2023
I – PLANO DE CARREIRAS:





II – DATA BASE E RECOMPOSIÇÃO INFLACIONÁRIA:



III – ADICIONAL DE QUALIFICAÇÃO:


PLENÁRIA DE NATAL

I – PLANO DE CARREIRAS:






Fortaleça a sua Carreira: Associe-se à ANAJUS, única entidade voltada à valorização dos Analistas do PJU e do MPU. Clique aqui e preencha o formulário de filiação.
Acompanhe também nossas redes oficiais:
Facebook: anajusoficial
Instagram: https://www.instagram.com/anajusoficial
X: https://twitter.com/anajus_oficial
Telegram: https://t.me/+tb6RBNS0RvMyMjFh
Discord: https://discord.com/invite/dutrJUPq8P
WhatsApp: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaVcKamEgGfRCshato3K