Atleta da Anajus realiza nova façanha no circuito de trilhas em Ilhabela (SP)

Ranulfo fez o percurso de 12 km em 2h15min , enfrentando subidas e descidas íngremes, superando as dificuldades de lesão na fíbula e alcançou o 5º lugar em competição da marca de esporte de aventura Kailash.

Anajus Notícias
15/11/2019

Mesmo lesionado, o atleta de corridas de montanha da Anajus, Ranulfo Antunes de Sant’Ana Júnior, 57 anos, deixou o problema nas encostas e realizou mais uma façanha em competição de trilhas promovida, no domingo passado, dia 9, em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo. Ele conquistou o 5º lugar, na faixa etária 50 a 60 anos, dessa etapa do circuito Kailash Trail Run (KTR),  ligado à marca esportiva Kailash, uma das principais do ramo de roupas, equipamentos e acessórios de aventura do Brasil.

Empresário de locação de veículos em Brasília, o corredor natural da Bahia completou a prova de 12 km em 2 horas, 15 minutos e 6 segundos. Um feito para quem havia lesionado a fíbula e precisou vencer o desafio de subir e descer percursos íngremes em uma das etapas mais desafiadoras da KTR. A corrida compõe o circuito nacional de competições do gênero e também soma pontos para o International Trailrunning Association (ITRA), um ranking internacional no qual Ranulfo mantém o índice de melhor performance em 394/1000.

“Estava muito chuvoso, o que dificultou ainda mais a prova, e eu ainda precisei correr com cuidado devido à minha condição física. O médico, inclusive, havia pedido para eu não correr. Eu poderia ter feito um tempo menor, mas fiz o melhor que eu pude fazer”, explicou Ranulfo, que ficou em 40º na classificação geral envolvendo todas as faixas etárias.

O competidor conta com o apoio da Associação Nacional dos Analistas do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (Anajus), usando a camisa da entidade nas competições, como uma forma de estimular a prática de esporte para uma vida saudável aos 40 mil integrantes da categoria em todo o País.

Desafios

Desde 2014, além de Ilhabela, a KTR é realizada também em Campos do Jordão (SP) e Serra Fina (MG). A ideia, no início, era mostrar aos amantes de corridas de montanha de todo o Brasil as belezas e os desafios da Serra da Mantiqueira, mais especificamente a região do Pico do Itapeva. A proposta ganhou viés competitivo e, nessa esteira, surgiu um dos circuitos mais duros de corrida de montanhas do País, com estrutura de prova internacional, percursos desafiadores e paisagem exuberante.

As provas do circuito KTR têm 12 km, 21 km, 36 km ou 80 km, reunindo cerca de 900 atletas, e acontecem em lugares muitas vezes inóspitos e de difícil acesso. Os percursos têm as características de serem autossuficientes, ou seja, demandam equipamentos obrigatórios que são fundamentais para a segurança dos atletas e sua performance. A agenda de corridas da KTR só será retomada no dia 27 de abril d 2020 em Campos do Jordão.

De olho no pódio

Com as forças recuperadas, Ranulfo já se prepara para o próximo compromisso, que é a a final da Meia Maratona de Montanhas, em Alto Paraíso de Goiás (GO), no dia 30 de novembro, para correr 22 km. “Estarei mais preparado.  Lá pode esperar que vai dar pódio, não tem jeito”, previu o corredor.

No dia 13 de outubro, o atleta chegou em 3º lugar na etapa Pirenópolis (GO) do calendário da Copa Centro-Oeste de Corridas de Montanha 2019. Com a conquista, Ranulfo consolidou ainda mais sua liderança isolada no ranking do torneio.