A inserção da tecnologia já é (ou caminha para ser) uma realidade do serviço público no Brasil 

Direção Concursos
25/05/2020

O espaço que antes era ocupado por documentos físicos, hoje deu espaço a máquinas responsáveis por separar, arquivar e enviar processos, trabalho antes realizado manualmente. Com isso, 40% dos servidores federais poderão estar aposentados até 2025.

Essa é a previsão do Secretário Especial, Paulo Uebel, em artigo publicado no jornal “O Globo” nesta segunda-feira, 25 de maio.

A estratégia do governo digital, adotada pelo presidente Jair Bolsonaro, teria como princípio um governo integrado, confiável, transparente e aberto ao cidadão. Além disso, as novas diretrizes gerariam economia aos cofres públicos, já que a necessidade de impressões e contratação de pessoal estariam reduzidas. A expectativa é de que a era digital seja adotada em todo o serviço público até 2022.

Ainda de acordo com Uebel, a pandemia do novo coronavírus demonstra, mais uma vez, o quão urgente é o processo de digitalização da mão de obra do serviço público federal, onde servidores operam manualmente algumas atividades que poderiam ser inteiramente realizadas de forma online.

O pagamento do auxílio emergencial seria uma das provas de que a tecnologia tem sido grande aliada. Conforme o Secretário, dos 676 serviços do governo federal transformados em digitais desde janeiro do ano passado, 161 foram entregues ao público em 2020, com destaque para a o auxílio emergencial de R$ 600.

Mas ainda assim é inegável a importância do servidor federal em todo o serviço público prestado ao cidadão. “Os servidores públicos deverão estar, assim, cada vez mais presentes nas funções altamente complexas, onde seu conhecimento possa ser aproveitado e reconhecido ao máximo”, pontuou Uebel.

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