Revista TRT10 recebe até o dia 6 trabalhos para edição temática sobre discriminação

Comissão da Revista recomenda que os autores mantenham seus Currículos Lattes sempre atualizados e enviem o termo de autorização para publicação

Anajus Notíciass
13/10/2023

Ainda dá tempo. Até o próximo dia 6, o Tribunal Regional do Trabalho da 10ª Região (TRT10 — DF/TO) recebe trabalhos para serem publicados na próxima edição do períodoo, quen treatará das diversas formas atuais de discriminação.

Autores interessados em publicar artigos científicos e colaborações artísticas ligadas ao mundo do trabalho podem enviar textos para o e-mail biblioteca@trt10.jus.br.
O volume 27 número 2 abrigará trabalhos sobre s temas debatidos no Grupo de Estudos sobre Equidade de Gênero, Raça e Diversidade do TRT10.

A Revista do TRT10 tem por objetivo promover a divulgação da produção intelectual de profissionais, acadêmicos e acadêmicas, em especial do Direito do Trabalho. Tem como público-alvo
profissionais da área do Direito e suas respectivas áreas interseccionais, especialistas, pesquisadores e pesquisadoras e estudantes. Clique e veja as edições anteriores.

A chefe da Seção de Biblioteca, Pesquisa e Documentação (SCBPD), bibliotecária Anastácia Freitas de Oliveira, enviou e-mail à direção da Anajus (Associação Nacional dos Analiostas do Poder Judiciário e do Ministério Público da União) sobre o envio de colaborações à nova edição da publicação institucional.

Em busca de melhoria de qualidade da publicação, a Comissão da Revista e Outras Publicações recomenda que os autores mantenham seus Currículos Lattes sempre atualizados.

Analistas do Judiciário e do Ministério Público da União devem arregacar as mangas e enviar artigos e as produções  para a seção “Arte e Trabalho” abordando os seguintes assuntos:
a) Direito antidiscriminatório;
b) Estudos sobre a branquitude;
c) Poder Judiciário antirracista, inclusivo e democrático;
d) Atuação judicial sob perspectiva interseccional de gênero;
e) Teorias feministas do Direito;
f) Direito do Trabalho e combate à LGBTIfobia;
g) Combate ao Capacitismo;
h) Ecofeminismo.

Além dos analistas, poderão participar da presente edição outros servidores e outras servidoras responsáveis por artigos, acórdãos e sentenças escritos e ainda profissionais e acadêmicos ou acadêmicas da área jurídica ou afins,  magistrados e magistradas, procuradores e procuradoras, professores e professoras,, advogados e advogadas e acadêmicos e acadêmicas.

Regras

As regras para a participação da príóxima edição estão previstas no edital temático da próxima Revista TRT10, cujo texto, com data de 11 de outubro de 2023, é assinado pelo desembargador João Luiz Rocha Sampaio, diretor da Escola Judicial do Tribunal.

Segundo o edital  os textos devem seguir as diretrizes do Manual de Editoração. São de livre formatação os trabalhos da Seção Arte e Trabalho, que representam livre manifestação artística do autor e podem englobar textos dissertativos, acadêmicos e literários, desde que possuam correlação com o tema do edital.

A seção “Arte e Trabalho” abre espaços para textos dissertativos, acadêmicos, crônicas etc. que naveguem pela rica relação entre o Direito do Trabalho e a música, literatura, cinema ou qualquer expressão artística.  Com isso, é pretendida que seja criada ao leitor a interessante e lúdica experiência de olhar o direito através das lentes das manifestações artísticas.

Há também espaço dedicado à jurisprudência do TRT 10l. Nessa área serão publicadas sentenças e acórdãos relevantes enviados por juízes, juízas, desembargadores e eesembargadoras devem enviar  suas contribuições  também até o dia 6 de novembro.

Critérios de avaliação 

Os artigos acadêmicos e as produções artísticas serão selecionados e avaliados observando-se os seguintes requisitos:
– relevância do tema;
– intersecção com a Justiça do Trabalho;
– profundidade e criatividade da abordagem;
– fundamentação;
– consistência científica;
– uso correto do vernáculo;
– clareza, coerência e concisão de ideias;
– atualidade da informação

Qualidade 

A Revista do TRT 10 obteve o extrato B4 nas áreas de Direito e Serviço Social na última avaliação (quadriênio 2017-2020) realizada pelo Qualis/CAPES, um sistema brasileiro de avaliação de periódicos, mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), que relaciona e classifica os veículos utilizados para a divulgação da produção intelectual dos programas de pós-graduação do tipo “stricto sensu” (mestrado e doutorado),

Qualis Periódicos possui 8 classificações: A1, A2, B1, B2, B3, B4, B5 e C, com A1 sendo a classificação mais elevada que um periódico pode receber, e C, tendo a pontuação zero. Cada área de avaliação tem a liberdade de estabelecer seus critérios para classificar os trabalhos.

Instruções para inscrição

Todos os trabalhos (inclusive nos casos de co-autoria e orientação acadêmica) devem ser encaminhados junto com o termo de autorização de publicação – assinado e digitalizado – para o e-mail biblioteca@trt10.jus.br. Se houver impossibilidade do envio do termo assinado e digitalizado, será solicitado o envio de e-mail com declaração que autorize a publicação do texto submetido.

Em caso de dúvidas sobre referências e citações bibliográficas, o interessado deve entrar em contato com a Biblioteca Desembargador Fernando Américo Veiga Damasceno pelo mesmo endereço eletrônico.

Colhidos os esclarecimentos, a tarefa é semear, plantar e fazer brotar belos frutos para o combate da discriminação dentro e fora do ambiente de trabalho e em qualquer canto e recanto das relações profissionais.