Sociedade precisa debater os porquês. Pressão política é origem de dificuldades. Profissionalização torna governo eficiente. Políticas públicas devem ser de Estado.
Poder360
24/07/2020
Há pouco tempo foi lançada no Congresso Nacional a Frente Parlamentar pela Reforma Administrativa. A mobilização em torno do tema é uma boa notícia sobretudo para os que mais precisam dos serviços do Estado, conforme podemos verificar na prestação de serviços públicos de saúde na pandemia da covid-19.
Com a mesma relevância, o tema é abordado nas campanhas eleitorais, com promessas de melhoria nos resultados das políticas públicas (educação, saúde, segurança, etc.) e na gestão do Estado.
O que deve ser motivo de reflexão é o fato do porquê após sucessivas promessas dos governantes eleitos ainda continuamos a reivindicar melhorias e reclamando da qualidade da prestação de serviços do Estado. Será que todos os governantes eleitos foram incompetentes? Ou será que existem problemas que dificultam os governos de entregar o prometido nas campanhas eleitorais?
Infelizmente, a sociedade debate apenas os resultados que deseja das políticas públicas, mas não o porquê deles não se materializarem a contento, conforme o prometido. Por certo, a falta de qualidade da estrutura administrativa do Estado, as regras de gestão e controle e as práticas políticas na relação do estado com a sociedade são fatores que impedem a entrega dos resultados planejados e prometidos nas campanhas eleitorais.
—
Para ver a notícia na fonte, clique AQUI.