Participe do 2º Censo do Poder Judiciário!

Servidores e magistrados irão participar preenchendo formulários eletrônicos, de modo independente e anônimo, diz CNJ, que estabelece sigilo sobre informações individuais de todos os respondentes

Anajus Notícias
14/11/2023

O 2º Censo do Poder Judiciário será lançado na próxima segunda-feira, 17 de abril, e vai até o dia 17 de maio. O levantamento será realizado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ)  para traçar o perfil de magistrados, magistradas, servidores e servidoras de todos os 95 tribunais dos Estados e da União e seus respectivos e conselhos dem funcionamento no País.

Todos participantes terão a oportunidade de responder aos questionários eletrônicos, de modo independente e sigiloso.  Essas normas seguem a Lei n. 13.709/2018 (Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD) .

O formulário eletrônico estará disponível para os participantes . Os dados serão recebidos pelo Departamento de Pesquisas Judiciárias (DPJ). Haverá preenchimento anônimo possibilitado por meio de acesso único para cada CPF previamente cadastrado no CNJ.

Segundo o DPJ, os respondentes levarão entre 5 e 10 minutos para preencherem o formulário. O Departamento ressalta ainda que não haverá qualquer divulgação de dados individuais, mas apenas resultados agregados com base em resultados e informações estatísticas.

Ao responderem o questionário, os participantes, principalmente os analistas judiciários, poderão emitir sua opinião sobre as políticas de pessoal dos respectivos tribunais e também as ações de outras instituições e atores do Poder Judiciário, assegura o CNJ.

Teletrabalho

O questionário voltado a servidores aborda, com 48 questões, informações funcionais e pessoais, teletrabalho, além de dados sobre a corte ou conselho em que atuam.

Os resultados do Censo devem ajudar o CNJ a melhorar a prestação dos serviços judiciários brasileiros.  Vão servir também para traçar o perfil do quadro funcional do Poder Judiciário. Responda e contribua com um Judiciário cada vez melhor, recomenda o CNJ.

Os questionários serão divididos em blocos, com questões sobre o tribunal, atuação profissional, informações pessoais e funcionais. O formulário destinado à magistratura possui 63 questões que tratam sobre o tribunal ou o conselho em que atuam, além de informações funcionais, pessoais e sobre sua atuação no Poder Judiciário.

O Censo do judiciário mais recente foi realizado há 10 anos. O Censo de 2013 foi respondido por 64% dos magistrados (quase 11 mil) e 60% dos servidores (cerca de 170 mil) e a expectativa é superar esses números na nova edição da pesquisa.

(Com informações do CNJ)