O RS precisa da sua ajuda!

Mais de meio milhão de pessoas foram afetadas pelas fortes chuvas que atingem o Estado do Rio Grande do Sul. Neste domingo, o governo federal reconheceu estado de emergência para 336 municípios do Rio Grande do Sul, atingidos pelas fortes chuvas que assolam a região.

A lista completa dos 336 municípios está no “Diário Oficial da União”.

Você pode contribuir financeiramente, para auxílio às vítimas da enchentes, através do canal de doações via pix:

QR Code do Pix contra fundo de cores levemente verdes, vermelhas e amarelas, que se fundem de forma embaçada. Acima do código está escrito PIX - SOS Rio Grande do Sul. Abaixo, Ajude doando qualquer valor e o número da chave. A logo do governo aparece no canto inferior direito.

 

 

Dados para doação:

Pix para a conta SOS Rio Grande do Sul
CNPJ: 92.958.800/0001-38
Associação dos Bancos No Estado do Rio Grande do Sul ou Banco do Estado do Rio Grande do Sul (as duas opções podem aparecer)

 

 

Alerta: Fique atento! Não caia em golpes.

 

 

Você também pode ajudar como voluntário. A Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil do Rio Grande do Sul lançou um formulário para voluntários que desejam atuar em tarefas de organização, seleção e triagem das doações de ajuda humanitária.

Instituições, empresas e ou grupos interessados no voluntariado também podem preencher o cadastro no link https://casamilitar-rs.com.br/voluntariado/.

Mais detalhes aqui: https://sosenchentes.rs.gov.br/como-ser-voluntario.

 

 

Abaixo, seguem algumas dicas para quem for doar roupas e calçados. Isso ajudará os voluntários que estão na triagem das doações.

Quando forem doar, roupas e calçados, ajude fazendo o seguinte:

1) Junte os pés e identifique a numeração pois muitos calçados, com o uso, o número some e isso dificulta o trabalho de triagem;

2) Coloque as peças a serem doadas em sacolas separadas (infantil, feminino e masculino);

3) Não faça doação de tênis sem cadarço, calçados com a sola descolando ou desmanchando;

4) Na medida do possível, amarre um pé no outro para que os mesmos não fiquem despareados;

5) Não doe roupas rasgadas, sem botão ou fechos, sujas ou manchadas;

6) Limpe os calçados antes de doar. Não custa tirar a poeira, areia ou barro antes de doar. Doação não é descarte de lixo.

 

Essas medidas simples ajudam muito a agilizar os trabalhos dos voluntários que estão distribuindo roupas e calçados para quem perdeu tudo e chega molhado e imundo, precisando de uma roupa limpa para usar.

 

Mais informações: https://sosenchentes.rs.gov.br/inicial