A Associação Nacional dos Analistas do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (ANAJUS) manifesta sua solidariedade à vice-presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público Federal (AMPF), alvo de ataques infundados promovidos pelo SindMPU.
A ANAJUS reafirma seu compromisso com a liberdade associativa, um valor fundamental para a democracia e a defesa dos direitos de todas as categorias. Qualquer tentativa de cercear ou deslegitimar a atuação de lideranças associativas constitui um grave retrocesso, que fere não apenas a autonomia das associações, mas também a própria essência do diálogo institucional.
Repudiamos veementemente o emprego indevido do conceito de assédio moral pelo SindMPU, uma vez que a vice-presidente da AMPF, no momento dos fatos, não estava no exercício de suas atribuições funcionais como membro do Ministério Público Federal, mas sim atuando como representante associativa. Esse conceito, crucial para a proteção do ambiente de trabalho, não deve ser distorcido ou utilizado de forma equivocada para fins de constrangimento ou intimidação.
Em sua manifestação, a vice-presidente da AMPF ressaltou a necessidade de contratação de mais Analistas do MPU, em razão do aumento da demanda de trabalho compatível com as atribuições do cargo de Analista, sem fazer qualquer juízo depreciativo a qualquer servidor do MPU. Confira a íntegra da manifestação da Procuradora Regional da República Zélia Luíza Pierdoná, vice-presidente da AMPF:
A ANAJUS se coloca ao lado de todas as entidades que defendem a liberdade de expressão e de organização, essenciais para o fortalecimento das instituições democráticas.
ANAJUS – Associação Nacional dos Analistas do Poder Judiciário e do Ministério Público da União