Indignação e mobilização inédita marcam esta semana no Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (SITRAEMG). Após a reprovável postura adotada pela coordenadora Eliana Leocádia, com apoio da Diretoria do SITRAEMG, na reunião do Fórum Permanente de Carreiras ocorrida em 09/07/2025, servidores do Judiciário federal em Minas Gerais protocolaram hoje à tarde, 16 de julho, um requerimento assinado por mais de 500 filiados exigindo a convocação imediata de uma Assembleia Geral Extraordinária (AGE) para destituição da Diretoria Executiva.
Durante a mencionada reunião do Fórum de Carreiras, uma proposta consensual da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal (FENAJUFE) e do Sindjus-DF, que previa reajuste emergencial de aproximadamente 16% (5% sobre o vencimento base e aumento da GAJ para 165%), tinha amplas chances de aprovação. Porém, surpreendentemente, as coordenadoras Eliana Leocádia (SITRAEMG) e Denise (Sindjufe-BA) abstiveram-se de votar, permitindo a aprovação da contraproposta apresentada pelas administrações dos tribunais, que prevê um reajuste de apenas 8% no vencimento base. Essa atitude resultou em prejuízo real e imediato de mais de R$ 1.000 no salário mensal de cada servidor.
A conduta dos dirigentes do SITRAEMG foi interpretada pelos servidores como mais uma clara violação ao Estatuto da entidade (Art. 27, VI c/c Art. 31, I, II e XII), caracterizando-se como mais um ato antissindical e desrespeito às deliberações legítimas da categoria e que resultou em prejuízos concretos. Esta iniciativa histórica, que une técnicos, analistas e oficiais de justiça, demonstra claramente que os servidores não vão tolerar qualquer tipo de sabotagem às suas legítimas reivindicações salariais.
“Não vamos permitir que dirigentes sindicais atuem contra os próprios filiados. O prejuízo que esses diretores causaram é real e gravíssimo”, afirmou um servidor ao protocolar o pedido. Agora, com a convocação da AGE requerida pelos servidores, espera-se que seja feita justiça e que os responsáveis por essa grave violação sejam imediatamente destituídos dos cargos.
Segundo relato dos servidores vinculados àquele sindicato “é hora de virar a página e garantir que o SITRAEMG esteja verdadeiramente ao lado de todos os servidores”.
Fortaleça a sua Carreira: Associe-se à ANAJUS, única entidade voltada à valorização dos Analistas do PJU e do MPU. Clique aqui e preencha o formulário de filiação.
Acompanhe também nossas redes oficiais:
Facebook: anajusoficial
Instagram: https://www.instagram.com/anajusoficial
X: https://twitter.com/anajus_oficial
Telegram: https://t.me/+tb6RBNS0RvMyMjFh
Discord: https://discord.com/invite/dutrJUPq8P
WhatsApp: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaVcKamEgGfRCshato3K
