ENTREVISTA EXCLUSIVA
Conheça a história do Anderson: Aprovado no concurso do STJ – Analista Judiciário, Área Judiciária.
Depois de sete anos de dedicação diária aos estudos, entre 4h e 10h da manhã, o militar das Forças Armadas e atual técnico judiciário do TRF, Anderson Elias da Silva, conquistou a aprovação no concurso do STJ para o cargo de Analista Judiciário – Área Judiciária. Com uma rotina intensa, que conciliava o trabalho, a advocacia e a vida familiar, ele encontrou na fé e no apoio da esposa e dos filhos o combustível para seguir firme em seu propósito. A aprovação, no entanto, é mais que uma conquista individual: é um sonho compartilhado com toda a família. Em entrevista à ANAJUS, Anderson relembra momentos marcantes da jornada e destaca a importância da atuação da associação na luta pela nomeação dos aprovados, em especial com a tramitação do PL 4303/2024.
ANAJUS – Como surgiu o seu interesse pelo cargo de analista judiciário? O que mais te atrai nessa carreira?
Anderson – Apesar de ser militar das Forças Armadas, percebi, ao realizar a faculdade de Direito, que minha vocação era no Judiciário. A carreira de analista me atrai, pois, além de estar atuando no STJ em um cargo público de nível superior, a remuneração é satisfatória para sustentar minha família (esposa e dois filhos) e posso empregar todo conhecimento que adquiri ao longo de anos de estudo, bem como na advocacia, no cargo de procurador municipal e, atualmente, no cargo de técnico judiciário do TRF.
Meus filhos, de 13 e 9 anos, inclusive, são meus maiores apoiadores. Temos um oratório em nossa casa e, assim que o PL chegou ao Senado, encontrei lá dois pedidos de oração feitos por eles, o que me emocionou muito. Eles não combinaram ou viram o pedido um do outro, foi impressionante, é um sonho em família!


Anderson –7 anos diariamente. Há 7 anos estudo todos os dias, entre 4h da manhã e 10h da manhã.
ANAJUS- Como conheceu a ANAJUS? E de que forma acompanhou a atuação da associação durante esse processo?
Anderson –Durante a tramitação do PL 4303/2024 eu conheci a ANAJUS. Soube por meio de grupo de Whatsapp da atuação primordial da ANAJUS junto ao Congresso.
ANAJUS – Na sua visão, qual a importância de ter uma entidade como a ANAJUS, que atua na defesa da carreira e dos direitos dos analistas judiciários?
Anderson –Achei muito importante a atuação. Agora estou aguardando para ver se realmente terá resultado prático para mim, já que o PL aprovado, em tese, há vagas suficientes para minha nomeação.
*Publicação autorizada pelo entrevistado.
Fortaleça a sua Carreira: Associe-se à ANAJUS, única entidade voltada à valorização dos Analistas do PJU e do MPU. Clique aqui e preencha o formulário de filiação.
Acompanhe também nossas redes oficiais:
Facebook: anajusoficial
Instagram: https://www.instagram.com/anajusoficial
X: https://twitter.com/anajus_oficial
Telegram: https://t.me/+tb6RBNS0RvMyMjFh
Discord: https://discord.com/invite/dutrJUPq8P
WhatsApp: https://www.whatsapp.com/channel/0029VaVcKamEgGfRCshato3K