Otoniel Araújo, atleta e graduado em Educação Física, vai orientar as atividades do grupo, que será criado para levar práticas esportivas regulares aos analistas judiciários da União
Anajus Notícias
02/12/2018
Corrida é a modalidade esportiva mais simples e democrática que existe, com a grande vantagem de prevenir doenças e proporcionar saúde, além de liberar no corpo hormônios que dão sensação de bem-estar, a exemplo da endorfina e da dopamina.
Por conta dos inúmeros benefícios que a atividade oferece, a Associação Nacional dos Analistas do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (Anajus) decidiu lançar, na próxima quarta-feira, dia 5, o Anajus Clube de Corridas. É para fazer a categoria se mexer literalmente e ficar de bem com a vida. Para a missão foi recrutado um especialista de alta performance – Otoniel Araújo, 45 anos, atleta, treinador de corredores, bacharel em Educação Física e empresário do ramo. Ele é corredor há 25 anos, comparticipação em várias competições no Brasil com resultados expressivos, inclusive com vários pódios.
“Correr proporciona saúde e bem-estar”, destaca o coordenador-técnico do clube de corrida em conversa com o Anajus Notícias. “O nosso corpo foi feito para se movimentar e, quando isso não acontece, há um grande risco de desenvolver vários tipos de doenças”, acrescenta. Nas avaliação dele, pode participar das atividades qualquer pessoa que não tenha restrição médica para prática de exercícios físicos. “Mas é preciso ter a orientação de um profissional da área”, recomenda.
Na inauguração do Anajus Clube de Corrida, será oferecido um café da manhã especial para os analistas que querem entrar 2019 em boa forma. O evento ocorrerá no Estacionamento 13 do Parque da Cidade, no período das 7h às 8h30. Para saber onde é o local, clique aqui.
Veja a entrevista do coordenador-técnico do Anajus Clube de Corrida:
Anajus Notícias – O que é um clube de corrida? Quais seus objetivos?
Otoniel Araújo – Clube de corrida consiste na criação de um grupo de pessoas dispostas a se exercitar regulamente para melhorar o desempenho físico, fazer amizades e participar de competições. Seus objetivos são promover soluções de saúde, bem-estar e contribuir para melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento social.
AN – Essa experiência é recente no Brasil?
OA – Apenas há 25 anos o Brasil começou a dar maior atenção à corrida. Hoje, o país conta com um diversificado calendário de corridas de rua, em trilhas e até em áreas íngremes, como chapadas. E a tendência é aumentar a cada ano. O potencial do Brasil é realmente imenso. A corrida passou a seduzir multidões quando houve o aumento de informações sobre o quanto a atividade física faz bem à saúde. Aí as pessoas de todas as classes e idades passaram a se lançar nesse esporte maravilhoso, que é tão simples e, ao mesmo tempo, extremamente importante para o desenvolvimento de todo o aparelho cardiovascular.
AN – Correr é uma atividade física que pode ser praticada por qualquer um?
OA – A corrida é a modalidade esportiva mais democrática que existe, qualquer pessoa sem limite de idade pode praticar, desde tenha uma libertação médica para essa atividade.
AN – Qual é o perfil ideal para participar de um clube de corrida?
OA – Não exige -se um perfil específico. Pode participar qualquer pessoa que queira, desde que não tenha nenhuma restrição médica para prática de exercícios físicos. Mas é preciso ter a orientação de um profissional da área.
AN – A atividade de corrida pode ser praticada até que idade?
OA – Não existe uma idade limite. Envelhecer praticando exercícios físicos é muito benéfico para a saúde física, mental e social de qualquer pessoa. O nosso corpo foi feito para se movimentar e, quando isso não acontece, há um grande risco de desenvolver vários tipos de doenças.
AN –Conte um pouco como foi sua trajetória até decidir montar clube de corrida?
OA – Eu sou atleta (corredor) desde 1993, quando servi o Exército brasileiro durante três anos. Lá descobri que eu tinha aptidão para correr em alta performance. Treinei com atletas olímpicos e éramos orientados por um técnico que era referência em Brasília e no Brasil. Desde então despertou em mim a vontade de me tornar um treinador. Foi aí que fiz o vestibular para Educação Física da Universidade Católica de Brasília (UCB) e me formei em bacharel. Em 2013 criei a minha Assessoria Esportiva Kero Mais Corrida (KMC) @kmcassessoriaesportiva.
AN –Quais os resultados um interessado poderá obter participando de clube de corrida?
OA –Primeiramente, disciplina, confiança e consciência corporal. Aprende a lidar com as suas limitações e como o esforço pessoal possibilita alcançar os resultados desejados. Prevenção de várias doenças, a exemplo de osteoporose, doenças cardiovasculares. Também melhora o condicionamento físico, promove a perda significativa da gordura, melhora a autoestima, melhora a qualidade do sono; melhora o sistema imunológico, combate ao estresse, melhora o sistema circulatório e respiratória, etc.
AN –Uma das finalidades seria capacitar analistas judiciários para participar de competições?
OA – Isso vai depender do objetivo de cada indivíduo e principalmente da disciplina individual de cada aluno.
AN – Por que a corrida tem virado uma febre no mundo e se tornado uma atividade com grande apelo social?
OA –Exatamente por ser uma modalidade democrática, onde o praticante não precisa de outras pessoas nem de muitos acessórios para praticar, e por ser uma atividade que libera hormônios que nos dá a sensação de bem-estar. Os principais hormônios é a a endorfina e a dopamina, entre outros.
AN –Quais os cuidados devem ser tomados para quem pratica corrida?
OA – Um tênis que atenda a necessidade de cada um, além de roupas leves e de preferência cores mais claras. Além disso, o praticante deve seguir rigorosamente as orientações do profissional de Educação Física.
AN – Quais tênis, roupas e aparelhos, como relógios de batidas do coração e contagem de passos ou km, você recomenda para os interessados em participar do clube de corrida?
OA –Esses acessórios são opções individuais. Será um tema a ser tratado depois de começarmos as atividades físicas.