Em tempos de transformação acelerada e desafios complexos na carreira dos Analistas do Poder Judiciário da União, servidores cada vez mais adoecidos e desestimulados, metas diárias elevadas, autonomia mínima e defasagem salarial, escolher traçar novos rumos, se posicionar e buscar o protagonismo na carreira é uma necessidade que precisa ser despertada pelo Analista Judiciário, buscando desenvolver seu trabalho de forma eficiente e feliz.

Nesse cenário, Vivian Brito, associada da ANAJUS, Analista Judiciária do Tribunal Regional Federal da 1ª Região, escolheu transformar sua trajetória em um caminho de inspiração. Decidiu abraçar o conhecimento como ferramenta de mudança – pessoal, institucional e coletiva. Se tornou pesquisadora, vinculada ao Núcleo de Pesquisa Científica da Universidade Federal do Mato Grosso (NUPEDIA-UFMT), coordenado pela professora e dra. Sandra Negri, referência em Gestão Pública no Brasil, e, está participando neste mês de julho do XVI INTERNATIONAL TRAINING SUMMER SSCHOOL, com pesquisadores de diversos países (Brasil, Austrália, Itália, Congo, Arábia Saudita, China, Turquia, Romênia, Hungria), no qual aprofunda seus estudos acerca das cidades inteligentes centradas nas pessoas – Smarts Cities People First – e sua relação com o Direito.

A reflexão que faz é que uma organização que se pretende inteligente, antes de mais nada, deve ser humana. Isso significa respeitar as diversidades e aproveitar as habilidades de seus diversos servidores e colaboradores, para então formar um ecossistema organizacional inteligente, saudável e humanizado. Em que pese não haver na grande maioria dos Tribunais Judiciários incentivo à pesquisa científica, Vivian e muitos servidores estudiosos, que investem, por conta própria em mestrado, doutorado, projetos de extensão e acadêmicos, abrem espaço para uma mudança da cultura organizacional, sendo verdadeiros vetores de inovação e humanização nos serviços prestados à sociedade, pois o servidor-pesquisador, quando valorizado, transforma sua prática cotidiana, aplica soluções fundamentadas e propõe melhorias sistêmicas.

Investir no conhecimento dos servidores é investir no futuro do próprio Judiciário. É preciso compreender que a pesquisa científica não é algo acessório, mas estratégia de desenvolvimento institucional. A ANAJUS reforça essa percepção e está imbuída para fomentar esse movimento nos tribunais judiciários.

Por: Vivian Brito (@conexaovivianbrito)

Fortaleça a sua Carreira: Associe-se à ANAJUS, única entidade voltada à valorização dos Analistas do PJU e do MPU. Clique aqui e preencha o formulário de filiação.

Acompanhe também nossas redes oficiais:

Facebook: anajusoficial

Instagramhttps://www.instagram.com/anajusoficial

Xhttps://twitter.com/anajus_oficial

Telegramhttps://t.me/+tb6RBNS0RvMyMjFh

Discordhttps://discord.com/invite/dutrJUPq8P

WhatsApphttps://www.whatsapp.com/channel/0029VaVcKamEgGfRCshato3K