Capacitações gratuitas em tecnologia oferecem conhecimento do básico ao avançado

O Conselho Nacional de Justiça oferece capacitações a servidores do Judiciário à comunidade em geral

Agência CNJ de Notícias
25 de fevereiro de 2023

Neste primeiro semestre de 2023, o Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Servidores do Poder Judiciário (Ceajud) disponibiliza mais 15 capacitações na área de tecnologia da informação. Esse conjunto de ofertas educacionais se soma a mais de 30 possibilidades de aprendizagem oferecidas, tanto aos servidores do Judiciário quanto à comunidade em geral.

O curso “Dashboards com Power BI” habilita o aluno a utilizar o software Microsoft Power BI para análise de dados. Com 16 horas-aula, a oferta educacional está organizada em cinco módulos. É recomendável que o inscrito tenha conhecimentos em Excel básico.

As 40 horas-aula do curso “Dashboards e relatórios dinâmicos com o R” estão organizadas em 10 módulos. Para acompanhar esse conteúdo, é desejável que o aluno tenha conhecimento intermediário em R.

Sem necessidade de requisitos, a capacitação “Fundamentos de estatística para ciência de dados” reúne 40 horas-aula organizadas em 10 módulos. Para quem já sabe instalar softwares e executar comandos em terminais, bem como em estatística básica, poderá aprofundar os conhecimentos que possui com a oferta educacional Python para análise de dados. O curso é organizado em 10 módulos com total de 40 horas-aula.

“A linguagem de programação Java” é um curso ofertado na capacitação de 40 horas-aula e reúne conteúdo básico sobre o tema. Apesar de não ser necessário tal requisito, é recomendável que o inscrito tenha conhecimento de lógica de programação básica em qualquer outra linguagem. Porém, o curso oferece nivelamento desses tópicos, com vídeos, material de apoio e exercícios.

O curso “O modelo de governança e de gestão negocial dos serviços digitais do CNJ e Poder Judiciário” tem 16 horas-aula e explora os conceitos atualizados de governança institucional, judicial e digital.

O domínio de ferramentas disponibilizadas pela Microsoft pode ser alcançado em cinco capacitações, com cargas horárias variadas. São elas: Outlook, Planner, PowerPoint, Word e Teams. A primeira oferta educacional reúne 20 horas-aula organizadas em seis etapas. Além da utilização correta do correio eletrônico, o conteúdo oferecido detalha demais tarefas disponíveis na plataforma de troca de mensagens. Já para utilizar o Planner, bastam 10 horas-aula. O conteúdo programático, oferecido em três etapas, ensina a criar, exibir, acompanhar e gerenciar as tarefas.

O PowerPoint pode ser dominado em 30 horas-aula, o conteúdo programático é oferecido em 12 capítulos que ensinam desde o planejamento do trabalho, passando pela formatação de imagens vídeos e áudios, entre outros ensinamentos. Com a mesma carga-horária, o aluno tem acesso ao curso Word, utilizado para digitação de textos. A capacitação apresentada em 12 etapas traz os principais recursos da ferramenta, como a formatação de documentos, páginas e tabelas, bem como o uso de imagens e gráficos.

Certificado

Para receber o certificado de conclusão desse curso ou de qualquer outro, o aluno deve ter acessado todas as aulas e feito com êxito 70% das questões avaliativas disponíveis em cada módulo. Além dessas capacitações, o Ceajud conta com mais de 30 oportunidades para a ampliação de conhecimentos. Para fazer o seu cadastro e ter acesso a todas as informações, clique aqui

Texto: Margareth Lourenço
Edição: Karina Berardo
Agência CNJ de Notícias