Empresário homenageia a entidade dos analistas vestindo a camisa da associação em competições e se destaca nos circuitos do Centro-Oeste enfrentando temperaturas de até 40 graus e umidade relativa do ar abaixo de 15%

Anajus Notícias
18/10/2018
Ranulfo Jr. sobe no pódio da Corrida de Pirenópolis (GO) / Foto: divulgação

Um dos principais destaques dos circuitos de corrida do Centro-Oeste, o empresário Ranulfo Antunes de Santana Jr., que compete com a camisa da Anajus, precisou aumentar a prateleira de troféus para comportar as últimas conquistas. Em apenas três semanas, o corredor baiano de 56 anos de idade venceu três provas.

Percorreu entre 10 e 24 quilômetros, enfrentando percursos de trilhas e montanhas íngremes. “Não foi fácil, o sol castigou bastante”, disse o atleta à Anajus Notícias. Segundo ele, o clima no centro do País, nessa época do ano, eleva a temperatura a até 40º, além de derrubar a umidade relativa do ar para percentuais abaixo dos 15%.

Ele sempre participa de competições vestindo a camisa da Anajus (Associação Nacional dos Analistas do Poder Judiciário e do Ministério Público da União), por amizade com a direção da entidade e como forma de valorizar os analistas, categoria que reúne profissionais de nível superior do segmento.

Somado a isso, em áreas muito fechadas ou em localidades sem sombra, a sensação térmica pode intensificar bastante o nível do calor.  De toda forma, no último domingo (14), Ranulfo subiu 24 km de montanhas, dentro do Cerrado, em cerca de 2 horas, deixando bem para trás os concorrentes da sua faixa de idade na “Corrida de Montanhas – Etapa Pirenópolis”,  realizada no município turístico goiano que fica situado a 150 km de Brasília.

Ranulfo já havia vencido, uma semana antes, a “Etapa Country Clube de Brasília”, onde terminou a prova de 21 km montanhosos em 1h50, e ficou, em segundo lugar, em uma corrida de trilha ocorrida na cidade-satélite do Paranoá, em pouco mais de uma hora.

Treino e alimentação

“O meu preparo está bom, estou ganhando tudo, mas isso porque tenho treinado bastante e minha alimentação é muito bem cuidada”, explicou o corredor, que atua na Via DF Rent a Car,  empresa especializada na locação de veículos, há mais de 20 anos no mercado. Está localizada no Setor Hoteleiro Sul. Quadra 6, Conjunto A, Bloco F, Loja 5, Térreo do Hotel Meliá, em Brasília

Ranulfo chega a ingerir 4 mil calorias por dia, acompanhado por um time de doutorandas em nutrição da Universidade de Brasília. “Participo de um programa de nutrição esportiva comandado por elas e, mesmo com essa quantidade de comida, tenho perdido peso e ganhado massa magra”, comentou.

A justificativa é alto gasto energético. Durante a semana, Ranulfo se divide em pelo menos dois treinos por dia, revezando entre exercícios de força na areia, corridas no asfalto, trilhas nos arredores do Distrito Federal, musculação e até aulas de spinning.

“Hoje, por exemplo, já treinei na areia, por uma hora, e vinte e vou correr, de tarde, mais 10 km no asfalto”, contou, orgulhoso.

Rumo à Chapada

O próximo grande desafio do atleta será no dia 17 de novembro, quando participará de corrida na Chapada Diamantina, que tem percurso de 50 km.

“E eu estou treinando e me preparando para levar essa também. O meu forte é a resistência, quando os outros cansam eu consigo me destacar. Essas corridas são boas pra mim. E o pessoal já sabe que quando eu chego um dos lugares no pódio é meu”, concluiu.

Corrida do Judiciário

Para incentivar a prática de esporte entre os profissionais da Justiça, a Anajus divulga que estão abertas as inscrições para a XV Corrida do Judiciário, que será promovida pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) no dia 20 de outubro, em Brasília. As inscrições, disponíveis até 9 de outubro, podem ser feitas por todos os servidores do Poder Judiciário e seus dependentes.

A iniciativa é uma das ações do Programa STJ de Qualidade de Vida e integra as comemorações dos 18 anos de implantação do programa. A competição é dividida nas categorias masculina e feminina, com 5 e 10 Km. A largada está prevista para as 8h, na via entre o STJ e o Tribunal Superior do Trabalho.

Estão isentos da taxa de inscrição servidores do STJ e do Conselho da Justiça Federal, bem como seus dependentes. Os demais participantes devem pagar uma taxa de R$ 30.

Para fazer a inscrição e obter outras informações sobre o evento, acesse o blog Corrida do Judiciário.