Ranulfo Santana supera os 21 km na categoria 50 a 60 anos e sobe ao primeiro lugar do pódio na final do Circuito de Corridas

Anajus Notícias
19 12 2019
Foto: Divulgação

O ano terminou com medalha de ouro para o atleta Anajus de corridas de montanha Ranulfo Antunes Santana Júnior (57). O corredor venceu os 21 quilômetros (Km) da última etapa do Circuito de Corridas de Montanhas, disputada na Chapada dos Veadeiros, dia 30 de novembro, e sagrou-se, pelo segundo ano consecutivo, campeão da Copa Centro-Oeste e do Campeonato Nacional de Corrida de Montanhas, na categoria 50 a 60 anos. “Tivemos a final da Copa Centro-Oeste e a final com os vencedores das outras regiões. “Tivemos a final da Copa Centro-Oeste e a final com os vencedores das outras regiões. Fecho meu ano da melhor forma possível, em uma corrida difícil, com pelo menos 10 km feitos sob muita chuva. Fiquei em primeiro na minha categoria e em 27º no ranking geral”, comentou Ranulfo.

“Foi uma prova bem técnica com bastante variação de terreno, subidas com bom grau de inclinação, descidas da mesma forma, terreno alagado, com mato alto. No começo da corrida foi com sol forte em seguida o tempo mudou completamente veio uma pancada de chuva que transformou a paisagem da chapada. Mais um ano término no ponto mais do pódio na minha faixa etária”, continuou o atleta. “Encerrei o ciclo de provas de corridas, em 2019, agora é descansar, agradecer a Deus e a todos que contribuíram para estas vitórias”, acrescentou.

Para o próximo ano a palavra chave é preparação. Os compromissos de Ranulfo para 2020 já se acumulam tal qual sua prateleira de troféus. “Eu tenho uma corrida no Espírito Santo, em abril, em Serra, no Espírito Santo. Uma corrida de trilha, sem asfalto. Pesada e difícil. Em maio, vou correr a corrida da Muralha da China. No segundo semestre correrei, mais uma vez, a Uai Ultra dos Anjos Internacional e pretendo fazer uma corrida chamada Ultramaratona dos Perdidos, no Paraná, que assim como a UAI, tem 80 km de trilha. Não sei se volto a disputar o Circuito de Corridas de Montanha, ano que vem”, explicou.

A Maratona da Grande Muralha – The Great Wall Marathon – ficou conhecida como uma das maratonas mais desafiadoras do mundo, atraindo cada vez mais corredores de todas as partes do planeta. A Muralha é formada por uma série de fortificações feitas de pedra, tijolo, terra compactada, madeira e outros materiais, geralmente construída ao longo de uma linha leste-oeste através das fronteiras históricas do norte da China. “Pra essa já começo a me preparar e me concentrar no dia 5 de janeiro”, acrescentou. “Vai ser um desafio diferente”, concluiu Ranulfo.

A Ultramaratona dos Perdidos SkyMarathon® testa os atletas em terrenos mais técnicos e com altimetrias pesadas, ou seja, em localidades mais altas. Em 2020, o evento fará parte da Série Nacional denominado Skyrunner National Series Brazil, cujas provas também pontuam para o Ranking Mundial de Sky além de oferecer as pontuações para o (International Trail Running Association).