ANAJUS envia ofício para expressar a indignação dos AJs em relação à proposta de Novo Plano de Carreiras apresentada pela federação sindical.

A Associação Nacional dos Analistas do Poder Judiciário e do Ministério Público da União (ANAJUS) encaminhou ofício a todos os Tribunais do Poder Judiciário da União (PJU) para expressar a indignação dos Analistas Judiciários (AJs) em relação à proposta de Novo Plano de Carreiras apresentada pela federação sindical. O Anteprojeto de Lei que trata das Carreiras do PJU foi protocolado em dezembro no Supremo Tribunal Federal (STF) e no Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No ofício enviado pela ANAJUS, dirigido inclusive ao Diretor-Geral do STF, a ANAJUS destacou sua indignação em relação ao ataque à Carreira dos Analistas, uma vez a federação propôs medidas que põem em risco a existência da Carreira de Analista Judiciário, notadamente a unificação das Carreiras de Analista, Técnico e Auxiliar mediante a aglutinação em Carreira única, denominada “Carreira Judiciária”.

Além disso, a ANAJUS identificou que há uma enorme discrepância no percentual de reajuste proposto para cada cargo. Numa simples análise, observa-se a absurda e desproporcional diferença de percentual de reajuste entre as três Carreiras (Analista, Técnico e Auxiliar), sem qualquer fundamentação técnica, legal ou moral que a justifique.

O ofício também ressalta que os Analistas não se veem mais representados pelos sindicados que compõem a federação. Prova disso é o fato de que não só o Anteprojeto de Lei da Carreira Judiciária da União traz uma disparidade brutal na remuneração proposta, como também não consta no Relatório do 11º Congresso Nacional da federação uma única proposta de valorização do cargo de Analistas, notadamente os das áreas judiciária e administrativa.

A ANAJUS pontuou, outrossim, que a proposta da federação pretende criar novo cargo de nível médio, mesmo depois de ter obtido êxito na transformação de 100% dos servidores do Poder Judiciário da União em servidores de nível superior, o que vai totalmente na contramão dos princípios básicos da administração pública, trazendo uma verdadeira burla ao concurso público para o cargo essencialmente de nível superior (Analista) já existentes até o advento da Lei nº 14.456/2022.

Para a ANAJUS, não há dúvidas de que os Analistas Judiciários reconhecem que os Técnicos Judiciários e Auxiliares Judiciários merecem seu justo reconhecimento, eis que são fundamentais no bom funcionamento do Poder Judiciário da União. O que se pretende é tão somente buscar, junto ao Supremo Tribunal Federal, um olhar atento à valorização do cargo de Analista Judiciário, que desempenha relevantíssimo papel no apoio especializado ao exercício da função jurisdicional.

Com base nessas premissas, os Analistas Judiciários, por meio da ANAJUS, continuarão lutando pela defesa da sua Carreira, bem como pela possibilidade de que lhes seja facultada a apresentação de alternativas para a sua valorização nos espaços públicos de discussão e deliberação de propostas.

Fortaleça a sua Carreira: filie-se à ANAJUS, única entidade voltada à valorização dos Analistas do PJU e do MPU. Clique aqui e preencha o formulário de filiação.