A Associação Nacional dos Analistas do Poder Judiciário e do Ministério Público da União já definiu seu plano de ações estratégicas para o ano de 2024. O ano de 2023 foi marcado por uma profunda reestruturação nas atividades administrativas da ANAJUS, tendo sido adotado um conjunto de medidas para otimizar sua atuação e interação com os seus associados. As ações resultaram na ampliação recorde do quadro de associados desde a fundação da associação.

Plano de atuação para o ano de 2024

Reestruturação da Carreira de Analista – texto-base do novo PCCR

Para o ano de 2024, a prioridade da Associação será a participação efetiva dos Analistas nos debates referentes à reestruturação das Carreiras do Poder Judiciário e do Ministério Público da União, atualmente em discussão no Conselho Nacional de Justiça.

Em 2023, a ANAJUS constituiu uma comissão com o objetivo de apresentar um plano de reestruturação da Carreira, que contou com ampla participação de servidores de todo o país. O texto-base do novo Plano de Carreiras, Cargos e Remuneração (PCCR) foi finalizado e encontra-se em discussão pela Diretoria. Em seguida, será analisado pelos membros da Comissão de Carreira da ANAJUS.

O texto-base reformula o atual plano de Carreiras, previsto na Lei n. 11.416/2006, e trata de questões sensíveis aos servidores do Poder Judiciário da União, tais como as atribuições dos cargos e especialidades, a criação de novas áreas de atividade, o adequado tratamento normativos das funções comissionadas e cargos em comissão, os regimes especiais de trabalho, entre outros. O valor proposto para a remuneração final do cargo de Analista Judiciário, conforme o texto-base, é de aproximadamente R$ 34.000. A implementação será gradual, visando equiparar a remuneração às carreiras similares do Executivo e Legislativo.

Os associados da ANAJUS serão previamente consultados sobre diversos pontos do projeto, por meio do sistema informatizado implantado pela associação em 2023, de modo a consolidar o texto final que será apresentado ao STF e ao CNJ. Com isso, a ANAJUS reitera o seu compromisso com a participação direta e efetiva dos associados no processo de elaboração do plano de Carreiras, que certamente é do interesse de todos.

Atuação no Conselho Nacional de Justiça

No plano institucional, a ANAJUS já solicitou a sua participação no Fórum de Carreiras instituído pelo Conselho Nacional de Justiça, o que agora depende apenas e tão somente de decisão do Conselheiro responsável pela coordenação do Fórum. Uma vez autorizada a participação da associação – o que se espera que ocorra logo nas primeiras semanas após o recesso judiciário –, a ANAJUS irá designar os analistas que representarão a associação e apresentará a proposta de reestruturação, conforme for acolhido pelos associados.

Além da participação no Fórum de Carreiras, a ANAJUS solicitou o agendamento de reunião com autoridades do Conselho Nacional de Justiça. O objetivo é apresentar as demandas prioritárias para o aprimoramento das Carreiras e tratar de questões indispensáveis ao aperfeiçoamento das atividades desempenhadas pelos servidores do Poder Judiciário da União. Tão logo seja possível, pretende-se apresentar o projeto de novo PCCR ao Presidente do STF.

Ajuizamento de ações coletivas

A assessoria jurídica da ANAJUS prepara-se para ajuizar ações coletivas em defesa dos direitos dos associados. Entre as ações a serem ajuizadas durante o ano de 2024. Fique atento ao seu e-mail e às notificações enviadas pela área restrita do associado, pois o formulário de consulta aos interessados em integrar o rol de beneficiários das demandas será disponibilizado no menu “eventos” da área restrita.

Ampliação dos benefícios aos associados

Ainda para 2024, a ANAJUS planeja oferecer aos seus associados uma série de novos benefícios, que se somam aos convênios diretos, firmados com diversas empresas, e o Clube de Vantagens, que proporciona descontos em produtos e serviços aos associados da ANAJUS.

Entre os novos benefícios estão a contratação de plano de saúde nacional personalizado e restrito aos associados da ANAJUS, a oferta de consultoria jurídica gratuita aos associados, a possibilidade de ajuizamento de demandas individuais com valores mais atrativos que os preços cobrados no mercado, entre outros.

Há tratativas em curso para que seja oferecido desconto no acesso a clubes e academias em âmbito nacional. Fique atento ao seu e-mail e às notícias que serão divulgadas em breve em nosso site.

Fortaleça a sua Carreira: filie-se à ANAJUS, única entidade voltada à valorização dos Analistas do PJU e do MPU. Clique aqui e preencha o formulário de filiação.