São 4,5 milhões de eleitores a mais desde 2014. As mulheres são maioria. Mas o número de eleitores com menos de 18 anos caiu

G1
03/08/2018

Em outubro, 147 milhões de brasileiros estarão aptos a votar, mas o número de eleitores com menos de dezoito anos, caiu.

São 4,5 milhões de eleitores a mais de 2014 para cá. Houve um aumento significativo dos eleitores com mais de 70 anos, que não são obrigados a votar. Agora são 12 milhões. É o caso de Antenor.

“Tenho 71 anos e pretendo votar. Eu quero um país mais justo para os meus filhos e meus netos”, conta o aposentado Antenor Rocha.

Houve redução de 14% no voto facultativo dos jovens de 16 e 17 anos. O TSE não sabe por que os adolescentes estão mais distantes das urnas. Ainda assim, 1,4 milhão podem votar. Manuela não abriu mão de participar.

“Em um país com uma democracia tão recente, e sendo a minha geração a geração que vai constituir, de fato, essa democracia, temos que ser representados no Parlamento e nos principais poderes, porque é um processo histórico que apesar de não termos vivido, a abertura democrática e tudo mais, a gente é que vai dar cabo a ele”, afirma a estudante de 17 anos, Manuela Korossy.

As mulheres são maioria: 7,5 milhões de votos a mais do que os homens. Quase metade dos eleitores está no Sudeste. Depois Nordeste, Sul, Norte e Centro-Oeste.

Para ler a notícia na fonte, clique aqui