A Associação Nacional dos Analistas do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União (ANAJUS) manifesta seu veemente repúdio aos ataques proferidos pelo coordenador-geral da Fenajufe, Fabiano Santos, contra a honra e a imagem do servidor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), João D’arc Ramos de Oliveira.
Os ataques ocorreram por meio de vídeo publicado em mídias sociais de entidade sindical filiada à Federação, após a reunião do subgrupo 3 do Fórum de Carreiras do CNJ, realizada no dia 24/07/2024. Na reunião, conduzida de forma equilibrada e respeitosa, o coordenador do subgrupo 3, João D’arc, ressaltou a necessidade de respeitar a deliberação do subgrupo em reunião anterior, na qual se decidiu que a recomposição da remuneração dos servidores do Poder Judiciário da União para os anos de 2025 e 2026 seria linear e emergencial, ficando a reestruturação da carreira para um segundo momento.
Nada obstante, em vídeo publicado na noite de 24/07/2024, no Instagram oficial do SINTRAJUD-SP, o coordenador-geral da Fenajufe, Fabiano Santos, proferiu ofensas de caráter pessoal à honra e à imagem do servidor João D’arc, colocando em suspeita a atuação funcional do servidor valendo-se, para tanto, da sua opção política individual, fato inaceitável para qualquer instituição que se diga democrática e plural.
A ANAJUS repudia de forma categórica as agressões perpetradas pelo coordenador-geral da Fenajufe e expressa publicamente sua solidariedade ao servidor João D’arc, técnico judiciário do CNJ, que vem conduzindo as reuniões do subgrupo 3 com equilíbrio e respeito a todos os seus integrantes.
Ressaltamos que as instituições que compõem o Fórum de Carreiras do CNJ devem atuar e se comportar de maneira digna e respeitosa, condizente com o compromisso público assumido ao integrarem esse espaço deliberativo. Além disso, é fundamental que estas instituições respeitem as regras do Fórum de Carreiras e tenham compromisso com as deliberações desse relevante espaço de debates, sem o que sua criação terá sido inócua.
A ANAJUS continuará atuando nos subgrupos do Fórum de Carreiras, zelando pelos interesses dos analistas do Poder Judiciário da União e do Ministério Público da União, com o compromisso de tratar a todos os seus integrantes com o respeito e a consideração que todos os servidores do Poder Judiciário merecem.
Diretoria Executiva da ANAJUS