Uma reunião do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com os chefes de Executivo estaduais está marcada para esta quinta-feira (21)

GaúchaZH
19/05/20

A equipe do ministro Paulo Guedes (Economia) quer o apoio dos governadores à proposta de impedir novos reajustes a servidores públicos para poder sancionar o plano de socorro financeiros aos estados e municípios.

Uma reunião do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) com os chefes de Executivo estaduais está marcada para esta quinta-feira (21).

Diante do tombo na economia e na arrecadação causado pela pandemia do coronavírus, o Congresso aprovou um pacote de aproximadamente R$ 125 bilhões de auxílio aos governadores e prefeitos. A única contrapartida -congelamento salarial do funcionalismo- foi flexibilizada com o apoio de Bolsonaro, abrindo espaço para ampliar a remuneração de diversas categorias. Isso expôs uma disputa interna do governo sobre o controle de gastos públicos.

Não há garantia de que o presidente, apesar de ter ensaiado um recuo, irá vetar o trecho que blinda certas corporações. Também não há certeza de que o Congresso manterá o veto. Por isso, o time de Guedes tenta costurar um acordo para que o congelamento possa valer para todos os servidores da União, estados e municípios.

Para ver a notícia na fonte, clique AQUI.