Os servidores federais podem não ter reajuste salarial nos próximos anos, de acordo com o secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida.

Folha Dirigida
15/04/2020

O secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, afirmou que reajustes salariais para servidores públicos federais poderão ter um freio nos próximos anos. A declaração ocorreu na terça-feira, 14, durante transmissão ao vivo promovida pelo portal Jota.

De acordo com Mansueto, a situação das contas públicas está mais complicada em decorrência da crise do Coronavírus. Diante disso, o secretário acredita que os servidores federais “aceitarão o sacrifício” de ficar sem reajuste no momento de recessão econômica.

Não haverá corte ou redução dos salários, porém, freio em qualquer aumento nominal. O secretário do Tesouro lembrou que funcionários das categorias com remunerações mais elevadas tiveram reajustes entre 2016 e 2019, mesmo com cenário de crise.

“Estamos em crise muito séria, mais de um milhão de trabalhadores no setor privado já foram afetados [por medidas de redução de jornada e salário ou suspensão de contrato]. No setor privado está tendo queda salarial”, disse Mansueto.

Mansueto Almeida ainda revelou que a agenda de privatização é importante por uma questão de eficiência. Mas, no momento, fica temporariamente em compasso de espera. Ele, no entanto, defendeu que o governo acelere a modelagem para estar preparado para fazer leilões quando a crise acabar.

Para ver a notícia na fonte, clique AQUI.