Servidores preparam ‘setembro de luta’ para barrar votação da PEC 32

Grito dos Excluídos teve atos em 7 de setembro contra a ‘reforma’ administrativa

Anajus Notícias
7/9/2021

A proposta de ‘reforma’ administrativa do governo federal foi incluída na lista dos protestos do já tradicional Grito dos Excluídos – iniciativa de pastorais católicas e movimentos sociais realizada há 27 anos, no dia 7 de setembro, para denunciar que a independência nacional segue incompleta, com a subordinação do país ao mercado financeiro global, e que a maioria da população continua excluída dos direitos de cidadania. Em todo o país aconteceram atos que unificam as lutas por direitos contra a ‘reforma’ administrativa (PEC 32/2020) e em defesa dos serviços públicos.

Setembro traz um enorme desafio para as servidoras e servidores públicos federais, estaduais e municipais do país: fazer com que a mobilização contra a ‘reforma’ apontada como um desastre para os serviços públicos tenha forças para impedir a aprovação da PEC-32 na comissão especial e no Plenário da Câmara dos Deputados ainda na primeira quinzena deste mês.

Na capital de São Paulo o Sintrajud informou que o ato aconteceu às 10 horas na Praça da Sé, organizado em parceria com diversas entidades, e, a partir das 14 horas, na manifestação unitária convocada para o Vale do Anhangabaú. A direção do Sindicato reforça a importância da participação de servidoras e servidores da categoria que tiverem condições e não estejam com sintomas ou diagnóstico de covid-19 nem convivam com pessoas dos grupos de risco. A tenda da entidade será novamente ponto de encontro e distribuição de materiais contra a ‘reforma’ e pelo “Fora Bolsonaro e Mourão”, máscaras PFF2, álcool gel e balões.

Ainda segundo o sindicato, a campanha SOS Serviço Público contra a PEC 32 (da ‘reforma’ administrativa) ganhou adesões de artistas e personalidades como o ator Paulo Betti, Osmar Prado e Tonico Pereira, a atriz Júlia Lemmertz e a youtuber Rita Von Hunty. Outro youtuber muito influente, Felipe Neto também fez postagem contra a ‘reforma’. O músico Zeca Baleiro participa de um ato-show online promovido pelas entidades integrantes do Fonasefe (Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Federais), o fórum unitário das centrais sindicais. A transmissão terá início às 20 horas .