No último fim de semana de março, teatro online é destaque na agenda cultural do DF

A partir desta sexta-feira (26), tem lives, festivais, atividades para crianças e diversas opções de peças. G1 separou dicas para esses tempos de isolamento por conta da pandemia do novo coronavírus.

Portal G1
26/03/2021

O último fim de semana de março conta com eventos para todos os gostos. A partir desta sexta-feira (26), a agenda cultural tem lives, festivais, atividades para crianças e diversas opções de peças de teatro para se divertir, sem sair de casa por causa do aumento de casos do novo coronavírus no DF.

Peça nova em cartaz

Começa neste fim de semana a temporada de apresentações do espetáculo “Boa Sorte com a Peça”, da Cia. Fictícia de Teatro. O espetáculo ocorre de quintas a domingos, até o dia 11 de abril, sempre às 20h, no YouTube.

O texto e a direção são de James Fensterseifer. Criada, em 2017, “Boa Sorte com a Peça” é uma comédia sobre as dificuldades de viver do teatro.

Papo de criança para criança

Já na programação do CCBB Educativo, tem uma live sobre o protagonismo de personagens negros nas histórias contadas em escolas. A conversa é comandada pelas irmãs Eduarda e Helena Ferreira, que fazem parte do blog “Pretinhas Leitoras”.

O encontro é neste sábado (27), às 10h, pela internet. Durante o bate-papo, Eduarda e Helena falam sobre a importância da escrita no dia a dia das crianças, e como inserir a leitura literária na rotina.

Teatro de bonecos

O teatro de bonecos ganha espaço na redes sociais da Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB), no domingo (28). A partir das 17h, o público vai assistir ao espetáculo “Bendito, abençoado e bendizido”, do grupo Mamulengo Fuzuê.

A peça conta a história de uma família que usa a esperteza e o bom-humor para enfrentar as dificuldades impostas pela natureza e por pessoas mais poderosa que eles. “A gente foi se adaptando ao online, fazendo oficinas, espetáculos em vídeo, então agora é tudo mais fácil”, conta Thiago Francisco, criador e diretor do Mamulengo Fuzuê

“Não tem como não ficar contente de saber que, de alguma forma, estamos chegando às pessoas”, diz Thiago.

Último dias do Festival Frente Feminina

No sábado e no domingo, às 20h, acontecem as últimas atividades do Festival Frente Feminina (FFF). A edição de 2021 tem como tema o “Afrofuturismo”, que busca valorizar a produção de mulheres negras.

A programação está disponível no YouTube, a partir das 20h (veja atividades deste fim de semana abaixo). O evento começou no primeiro fim de semana de março, e conta com mostras que valorizam o protagonismo feminino na arte.

Uma das mostras é “Cenas Curtas”, que abre espaço para a performance de artistas negras. Já “ImperAtrizes” homenageia artistas do DF que são referência na cena cultural brasileira.

Tem ainda a mostra “EnCena Preta”, que apresenta o trabalho feito durante a residência artística oferecida pelo festival no mês de fevereiro.

Já na mostra de filmes, no domingo de noite, será exibido o documentário “Diário de Bordo – Residência EnCena Preta”, feito pela equipe do festival.

Confira a programação do Festival Frente Feminina:

Sábado (27)

  • Mostra Cenas Curtas, com “Tão escutando?”, de Luana Lebazi
  • Mostra ImperAtrizes, com Renata Jambeiro

Domingo (28)

  • Mostra EnCena Preta
  • Cine FFF, com os seguintes filmes: “Calibre 180”, da Shirley Cruz; e “O Dia de Jerusa”, de Viviane Ferreira
  • Lançamento do documentário “Diário de Bordo – Residência EnCena Preta”

Musical para os pequenos

Outro evento que acaba em março é o “Trilogia do Amor”, que tem apresentado, pela internet, musicais para crianças. O último espetáculo que vai ao ar é o “Vamos Comprar um Poeta”, inspirado em livro homônimo de Afonso Cruz.

A peça tem classificação indicativa livre e será exibida no sábado e no domingo, às 16h, pelo YouTube. O espetáculo deste fim de semana, segundo os organizadores, “ensina os pequenos a observarem borboletas, escreverem os próprios poemas e a darem abraços”.

Lives de música

Para animar a hora do almoço, os músicos Rogério Midlej, Tico de Moraes e Alexander Raichenok fazem live no sábado, às 11h30. Segundo eles, o público pode esperar um repertório repleto de bossa, standards de jazz e MPB.

O show pode ser acompanhado ao vivo pelo canal do YouTube do Clube da Bossa.

Já à noite, às 20h, a cantora Marlene Souza Lima realiza a segunda apresentação da temporada em celebração aos 30 anos de carreira. A live será transmitida pelo YouTube.

Desta vez, o show, no entanto, ganha um tom de despedida. Marlene fará uma apresentação especial em homenagem a irmã, Lubélia de Souza Lima, de 59 anos, e ao sobrinho, Bruno Lima Barros, de 26 anos. Os dois morreram na última semana vítimas da Covid-19.

“O momento que estamos passando já era extremamente difícil, e perder duas pessoas especiais para essa doença é mais difícil ainda. Quero que essas lives sejam símbolo de gratidão”, diz Marlene.

Arte feita de chocolate

No clima de Páscoa, o shopping Pátio Brasil realiza, na segunda-feira (29), às 10h, uma live com o chef Fernando de Oliveira. Ele vai ensinar a fazer esculturas de chocolate.

A transmissão, ao vivo, faz parte da programação do shopping para o feriado da Semana Santa. Em abril, o Pátio Brasil recebe a exposição “Brasília de Chocolate”, que conta com quatro monumentos da capital feitos apenas de chocolate.

Para ler a notícia na fonte, clique AQUI.