Produção faz parte da campanha “O voto é seu e tem a sua identidade”
O Ministério Público do Trabalho (MPT) lançou na terça-feira (17) um documentário sobre assédio eleitoral nas relações de trabalho. A produção faz parte da campanha “O voto é seu e tem a sua identidade”, lançada pela instituição para esclarecer a sociedade sobre o tema.
O vídeo aborda casos ocorridos durante as eleições de 2022 nos estados de Santa Catarina, Minas Gerais, Pará e Bahia. A produção também mostra o conceito de assédio eleitoral nas relações de trabalho e explica como essa irregularidade acontece na administração pública.
No documentário, o procurador-geral do Trabalho, José de Lima Ramos Pereira, afirma que a postura da instituição sempre foi defender, de forma irrestrita, a inviolabilidade da liberdade de consciência, de crença, de convicção filosófica e política. “Além do combate aos casos concretos de assédio eleitoral, nosso país precisa entender e mudar a questão estrutural que envolve esse problema que permeia a história da nossa República”, afirmou o PGT.
Dados – O MPT recebeu 3606 denúncias sobre assédio eleitoral referentes às eleições de 2022. Somente em 2024, a instituição já registrou 293 queixas relativas ao tema até o dia 17 de setembro.
Juntamente com a produção, que está disponível no canal @mptrabalho no YouTube, apresentamos outras três versões do documentário: uma reduzida, uma prévia e uma longa com audiodescrição.
O documentário é fruto de iniciativa da Coordenadoria Nacional de Promoção da Regularidade do Trabalho na Administração Pública (Conap) e da Coordenadoria Nacional de Promoção da Igualdade de Oportunidades e Eliminação da Discriminação no Trabalho (Coordigualdade).
Assista abaixo ao documentário na íntegra:
Faça sua denúncia. Clique no link: https://mpt.mp.br/pgt/servicos/servico-denuncie
O Ministério Público do Trabalho atua em situações de desrespeito aos direitos difusos, coletivos e individuais homogêneos de relevante valor social, no campo das relações de trabalho.
As principais áreas de atuação do Ministério Público do Trabalho
- Promover a igualdade de oportunidades e combater a discriminação nas relações de trabalho;
- Combater o assédio moral nas relações de trabalho;
- Erradicar o trabalho escravo degradante;
- Erradicar a exploração do trabalho da criança e proteger o trabalhador adolescente
- Garantir o meio ambiente do trabalho adequado;
- Eliminar as fraudes trabalhistas;
- Garantir a liberdade sindical e buscar a pacificação dos conflitos coletivos de trabalho;
- Proteger o trabalho portuário e aquaviário;
- Combater as irregularidades trabalhistas na administração pública;
- Combater a terceirização ilícita dos trabalhadores.
Fonte: MPT