O HackFest é um evento de tecnologia para o incremento da participação social no enfrentamento à corrupção

CNMP
16/08/2018

O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), por meio da Comissão de Enfrentamento à Corrupção (CEC), e o Ministério Público do Estado da Paraíba (MP/PB) realizam, em parceria com seis instituições e o apoio de diversas outras, o HackFest Por uma Sociedade Politicamente Participativa, que acontece do dia 16 a 19 de agosto, na Estação Cabo Branco, em João Pessoa, Paraíba.

O HackFest é um movimento tecnológico que objetiva gerar conhecimento para ampliar a participação social na política, no controle e no enfrentamento à corrupção.

Entre as atividades da programação do HackFest 2018 estão as palestras, oficinas e painéis, em que os presentes poderão acompanhar debates de grandes nomes nas áreas de combate à corrupção, finanças públicas, transparência e motivação para mudança.

O evento central é a “Maratona Hacker de Programação”, em que há mobilização coletiva de profissionais e estudantes de diversas áreas correlatas à gestão pública, controle e participação social – como tecnologia da informação, economia, contabilidade, administração, direito, engenharia, gestão, governança, entre outros. Juntos, eles conjugarão esforços para o desenvolvimento, produção e disponibilização de soluções tecnológicas avançadas, como aplicativos, jogos, plataformas e programas que venham a promover conscientização social e instrumentar a sociedade para efetiva participação na política e na gestão pública, bem como para realizar o controle social de políticas e gastos públicos.

Além da maratona de programação, nesta edição do HackFest haverá uma maratona de criação de projetos de lei de iniciativa popular, denominada “Virada Legislativa”. Os projetos criados serão adicionados ao “Mudamos”, um aplicativo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do RJ-ITS que permite a assinatura digital de projetos de lei de iniciativa popular.

O presidente da CEC, conselheiro do CNMP Silvio Amorim, estará presente no evento, junto a membro auxiliar da comissão, Luciana Ásper. “Ficamos honrados em apoiar iniciativas inovadoras, como o HackFest, que oportunizam a participação concreta da sociedade civil no enfrentamento à corrupção, mediante a construção de ferramentas tecnológicas para o incremento do controle social. Além disso, a CEC fomenta o uso da tecnologia da informação para o combate à corrupção”, falou Silvio Amorim.

O evento é aberto a qualquer cidadão interessado, com inscrição gratuita.

Informações adicionais e inscrições poderão ser obtidas mediante acesso ao endereço eletrônico http://www.hackfest.com.br/ ou clique aqui para fazer a inscrição.

Programa Nacional de Prevenção Primária à Corrupção

O HackFest foi uma das iniciativas selecionadas pelo Banco de Propostas do #TodosJuntosContraCorrupção, realizado pela Ação 6 da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), sob a coordenação do CNMP, no ano de 2017.

Para ler a notícia na fonte, clique aqui