Mudança altera correlação de forças na 2ª Turma, que julga os processos relativos à Lava Jato e vinha decidindo de forma mais favorável aos réus
Veja
09/08/2018
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Dias Toffoli foi eleito nesta quarta-feira 8 pelo plenário para ocupar o cargo de presidente da Corte a partir do próximo mês. A votação foi feita de maneira simbólica porque Toffoli é o vice-presidente da Corte e já ocuparia o cargo, conforme o regimento interno do STF.
Toffoli entrará no cargo atualmente ocupado pela ministra Cármen Lúcia, que está há dois anos na presidência do STF e não pode continuar no posto. O novo vice-presidente será o ministro Luiz Fux. Eles tomarão posse no dia 13 de setembro, e o mandato é de dois anos.
A mudança também altera a correlação de forças na 2ª Turma, composta de cinco ministros. Cármen Lúcia vai ocupar a vaga de Toffoli, que, com Gilmar Mendes e Ricardo Lewandowski, garantia um perfil garantista ao colegiado, mais favorável aos direitos dos réus. Edson Fachin quase sempre era vencido e Celso de Mello tem um posicionamento mais imprevisível.
Para ler a notícia na fonte, clique aqui