Anajus lança vídeo em defesa da Lei da Carreira do Analista

Anajus começa a produzir uma série de vídeos sobre a Lei de Organização da Carreira de Analista (Lorcan). Conheça a proposta e colabore com a construção de um novo futuro para a categoria

Anajus Notícias
07/05/2021

A Associação Nacional dos Analistas do Poder Judiciário e do Ministério Público da União – Anajus começa a agir para sensibilizar deputados, senadores e a sociedade sobre a importância da proposta de Lei de Organização da Carreira de Analista (Lorcan), que está prevista para tramitar este ano no Congresso Nacional.

Baseada no artigo 247 da Constituição Federal de 1988, que estabelece critérios e garantias especiais para a perda do cargo por servidor público que desenvolva atividades exclusivas de estado, a proposta servirá para deter um dos principais ataques da Reforma Administrativa enviada pelo governo, que é restringir a estabilidade do servidor público. Na proposta, a Anajus destaca que o principal motivo da organização da carreira de analista é proteger a sociedade.

O texto do documento permite ainda que os analistas sejam alocados para integrar missões e forças-tarefas organizadas pelo Conselho Nacional de Justiça, o Ministério Público e por corregedorias dos tribunais. Assim, os analistas poderão fiscalizar, auditar, verificar, atestar e corrigir a qualidade dos serviços oferecidos à população.

A Anajus segue firma pela valorização da carreira de analista. E aí, vamos juntos nesta caminhada?