8º Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário acontece de 28 a 30 de junho

Jusdecisum
08/06/2021

Nos próximos dias 28, 29 e 30, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) promoverá o 8º Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário (SPES) – Agenda 2030, uma realidade no STJ. A abertura, no dia 28, das 11h30 às 12h30, será conduzida pelo presidente do STJ e do Conselho da Justiça Federal (CJF), ministro Humberto Martins, tendo como palestrante inicial o ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 2006, Muhammad Yunus.

Participarão também da abertura o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Luis Fux; o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Luis Roberto Barroso; o presidente do Superior Tribunal Militar, general Luis Carlos Gomes Mattos; o ministro do Tribunal Superior do Trabalho (TST) Luiz José Dezena da Silva; o procurador-geral da República, Augusto Aras, e a presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Ana Arraes.

O evento, a ser realizado por videoconferência, será transmitido pelo canal do STJ no YouTube e terá como tema central a gestão pública socioambiental para o desenvolvimento sustentável e para o princípio constitucional da eficiência administrativa. Os painéis ocorrerão das 14h às 17hO encerramento, no dia 30, será conduzido pelo ministro do STJ Benedito Gonçalves, às 16h30.

Os servidores podem se inscrever pela intranet da corte, no Portal do Servidor, na aba Eventos Internos. O público externo pode fazer a inscrição no site da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados Ministro Sálvio de Figueiredo (Enfam).

Na programação do 8º SPES, destacam-se os temas: Panorama da Agenda 2030 no poder público; Plano de Logística Sustentável e governança de contratações públicas (ODS 12); Inclusão de cotas em contratos de terceirização para mulheres que sofrem violência doméstica e familiar (ODS 5); e Nova Lei de Licitações e o desenvolvimento nacional sustentável (ODS 12 e 16).

HISTÓRICO DO SE​MINÁRIO

SPES, que se tornou referência de sustentabilidade no poder público, é promovido anualmente pelo STJ, desde 2014.

As edições anteriores foram palco de importantes debates – como os que originaram a Resolução CNJ 201/2015 – relacionados à responsabilidade das instituições públicas frente a mudanças climáticas, direitos humanos, qualidade de vida no trabalho, compras públicas sustentáveis, gestão de resíduos, uso racional dos recursos naturais e terceirização de serviços.

Em 2019, o 6º SPES ampliou o alinhamento do evento com a Agenda 2030, por meio da celebração de memorando de entendimento entre o STJ e o Pnuma/ONU, visando a internalização dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no STJ.

O evento é destinado a autoridades e servidores de tribunais superiores, da Justiça Federal, estadual, do Trabalho, Eleitoral e Militar; do Ministério Público, dos Tribunais de Contas da União e dos estados, dos Poderes Executivo e Legislativo federais, além do público em geral. Devido à pandemia, em 2020, o seminário também foi realizado de forma virtual e atingiu uma audiência de mais de 2.700 pessoas em seus quatro dias de realização.​

 

Para ler a notícia na fonte, clique AQUI.